quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A cada dia, o número de adolescentes grávidas aumenta ainda mais. Mas, o que fazer ara que esses números diminuam? A PREVENÇÃO é a resposta para essa  pergunta.

 

Há várias maneiras de prevenir uma gravidez muitas vezes indesejada. Uma delas, que é bem acessível a todos, são os preservativos de látex, as famosas “camisinhas”. Não importa se você as comprou em uma farmácia ou adquiriu-as gratuitamente em um posto de saúde, a eficácia é a mesma. Além de evitar a gravidez, o preservativo ainda ajuda a proteger sua saúde, evitando a transmissão de DSTs ,Doenças Sexualmente Transmissíveis ,como a AIDS, a sífilis e a gonorreia, por exemplo.
Outra forma bastante confiável de se evitar a gestação na adolescência , são os comprimidos anticoncepcionais. 
       Há no mercado atual, uma grande variedade de anticoncepcionais, de várias marcas e laboratórios. Mas lembre-se: antes de comprar uma cartela de anticoncepcional, visite seu ginecologista e ele lhe dará mais informações, tirando assim todas as suas dúvidas e receitando-lhe o mais adequado. Vale lembrar que além de comprimidos, os anticoncepcionais podem ser ministrados em forma de injeção. Este possui duas “versões”: mensal e trimestral. A diferença entre os dois é que no trimestral você não menstrua e ocorre a retenção do líquido, aumentando o apetite e também ocorre um aumento no peso, o outro é o mensal que é usado mensalmente em uma única injeção e a pessoa menstrua normalmente, e a retenção de líquido pode ou não ocorrer, dependendo do organismo da paciente.
       Para as mulheres mais “esquecidas”, há o DIU , Dispositivo Intrauterino , que serve como uma espécie de barreira para que o esperma não chegue ao óvulo durante a relação sexual. É tão eficiente quanto a pílula e os dispositivos mais modernos duram de cinco a dez anos no organismo da mulher. São colocados dentro do útero pelo médico e é necessário que a mulher faça controle periódico do DIU.


Referências:    ZAIKA, E. A. Planejamento Familiar e anticoncepção – conhecimento e uso de métodos. Trabalho de 
Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem 85 f. Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - 
CESCAGE. Ponta Grossa, 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário